Repertório


 

Duas características básicas do dueto têm impressionado o público em geral: a forte intensidade de suas performances e o repertório inovador. Neste sentido, vários instrumentos, mesmo os mais convencionais, são explorados de diversas maneiras, inclusive através da criação de novas técnicas de execução, para produzir estruturas musicais de sonoridade única. Dentre os trabalhos realizados incluem-se as seguintes peças:

a moment (2001/2002)

dois gongos e frigideiras

Uma peça que reflete um dos conceitos básicos da produção do compositor: a ´busca´ do ilimitado no limitado. Utilizam-se, em geral, somente dois gongos. Apesar de recursos aparentemente limitados, observa-se a produção de uma complexidade de cores, ritmos e técnicas.

 

viagem (2000)

reco-reco de metal com molas e berimbau

 

Originalmente, esta peça é um solo para reco-reco intitulado Xavier Guello (1994/95). Nesta versão para o duo incluímos o berimbau. Através de várias técnicas uma extensa gama de timbres é produzida em ambos instrumentos, incluindo sons harmônicos e diferentes alturas.

 

may (1999)

duerbak e djembe

 

Esta peça foi composta por Stasi e Maynard Mabatle na África do Sul. O título é uma homenagem a Maynard e uma referência ao mês da partida de Stasi daquele país.

 

ello (1999-2000)

dois pandeiros

 

Esta foi a primeira peça composta para o duo e leva o nome do mesmo, uma clara referência à junção dos trabalhos musicais dos integrantes.

 

ela (1993/2001/2002)

dois pandeiros, kalimba, caxixis

O segundo dueto para pandeiros, que foge da idéia e sonoridade do primeiro. Outros instrumentos também são utilizados.

 

santos (1999/2000)

güira e cajon

 

Uma peça de grande intensidade apresentando o cajon peruano e a ‘rebelde’ güira, um tipo de ‘reco-reco’ da República Dominicana que apresenta várias técnicas de execução bastante desenvolvidas.

 

onze – ‘hands in’ (2000)

bongos ou congas

 

Uma peça escrita sobre padrões de onze pulsos. Na parte central da mesma utiliza-se o pandeiro tocado com uma técnica criada por Stasi em 1990, onde o pandeiro é tocado com um reco-reco na mão direita e uma baqueta plástica na mão esquerda que segura o instrumento.

 

peça (2001)

            instrumentos indeterminados

 

Uma estrutura de 74 notas dividida em partes progressivas, indo do número menor para o maior e vice-versa (seqüência de 2+3+4+5 pulsos, etc.), deixando pequenos espaços para improvisação em lugares específicos da frase. Qualquer tipo de material sonoro pode ser utilizado na execução da obra.

 

__________________________

Todas as peças compostas por Stasi, exceto May (Stasi e Maynard Mabatle).

Todos arranjos feitos por Guello e Stasi.